Green and multi-coloured Yoga!!

“Mas mais do que isso, tais movimentos podem ser encarados como catapultas para mudanças ao pressionarem os governantes. Luciana destaca que se os interesses da sociedade avançam, como no caso desses movimentos, os governantes precisam se ajustar a esses interesses. “Eles têm de responder a essa agenda se querem continuar no poder. Dessa forma, a sociedade pauta a agenda dos políticos. Tome o exemplo dos ciclistas. Não é à toa que o prefeito foi tomar posse de bicicleta. Ele tirou isso de onde? De um movimento representativo. Se as pessoas tivessem um movimento de andar a pé, talvez ele fosse a pé”, explica.

Vá de bike e saia da bolha

Nas grandes cidades brasileiras, e Curitiba não é exceção, quem sai em duas rodas para trabalhar é tido como corajoso. Aqui, o filósofo, professor de ioga e de sânscrito Jorge Brand, 38 anos, é um dos responsáveis pelo movimento Bicicletada Curitiba, que começou em 2005 como uma das bandeiras do coletivo Interlux Arte Livre. É um movimento sem líderes inspirado na ação semelhante que tomou as ruas de São Francisco, nos Estados Unidos, no início de 1990, e que se espalhou por mais de 200 cidades em todo o mundo. Atualmente, toda última sexta-feira do mês, os ativistas da bicicleta se reúnem na Praça 19 de Dezembro para pedalarem juntos e despertarem a reflexão nas pessoas. “Não queremos confrontar o carro, mas lembrar que a bicicleta também é um meio de acesso à cidade”, afirma Brand, diante de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam que Curitiba tem a quarta maior proporção entre pessoas e automóveis – um veículo para cada 1,3 habitante.”

http://www.gazetadopovo.com.br/viverbem/comportamento/conteudo.phtml?id=1368823&tit=Eles-querem-uma-cidade-melhor#.UYZ1qStFUXE.facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: